terça-feira, 16 de junho de 2015


12/06/2015 08h00 - Atualizado em 12/06/2015 15h37

Sonho olímpico "atrasa" os planos de casamento de judocas: "Foco é 2016"

Juntos há dois anos, Marcelo Contini e Bárbara Timo já tem até apartamento para morar em São Paulo, mas prioridade dos dois é uma vaga na seleção que vai ao Rio

Por Rio de Janeiro
Bárbara Timo batalha por quatro minutos, troca pegadas contra a rival, tenta uma imobilização, mas acaba derrotada. Sentado ao lado do tatame aguardando sua vez, Marcelo Contini se levanta rapidamente e vai recebê-la com um abraço. Em segundos, quem está em ação é ele. O meio-médio se agiganta e logo resolve a luta. Comemora pouco. E com o dedo em riste aponta para Bárbara como se dissesse que a vitória também é dela.O companheirismo não é apenas por fazerem parte da seleção brasileira de judô. Existe amor envolvido. Marcelo e Bárbara são noivos. Com os mesmos sonhos, eles seguram a ansiedade para oficializar a união e moram em estados diferentes em busca de um objetivo em comum: disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Marcelo Contini e Bárbara Timo, seleção brasileira de judô (Foto: Rafael Chimelli)Marcelo Contini e Bárbara Timo se beijam após desafio de judô em Duque de Caxias (Foto: Rafael Chimelli)

Marcelo é atleta do Pinheiros e mora em São Paulo. Em maio alugou um apartamento na cidade que chama de "nosso cantinho", mas a amada quase sempre não está lá. Morando no Rio de Janeiro, ela compete pelo Flamengo e os dois por vezes estão mais juntos quando competem pela seleção brasileira do que em semanas nos clubes. No Dia dos Namorados, eles estarão juntos, mas esperam mesmo o dia em que não terão que se despedir em um aeroporto.
- Temos o mesmo objetivo hoje, que é as Olimpíadas, a seleção. Tudo fica para depois das Olimpíadas. Nosso objetivo principal e foco é estar no Rio 2016, mas fica mais fácil, pois estamos nisso juntos. Viajamos juntos, treinamos juntos, e depois das Olimpíadas vamos morar juntos - diz Bárbara Timo.
Marcelo Contini, seleção brasileira de judô (Foto: Rafael Chimelli)Após vitória, Contini aponta para a amada
(Foto: Rafael Chimelli)
O meio-médio (até 73kg), briga por uma vaga nos Jogos principalmente com Alex Pombo, mas garante que a casa está pronta para receber a amada. Ele inclusive diz que é Bárbara quem está enrolando.
- Ela é quem está me enrolando. Está tudo pronto. Achamos que não vale a pena tirar ela ou eu do nosso ambiente. Ela é do Rio de Janeiro, eu sou do Pinheiros, em São Paulo. Mas é pertinho e viajamos bastante juntos. As vezes ficamos mais juntos pela seleção do que fora disso. Ser convocado e ver que ela foi também, é muito bom - brinca Contini.
Na ponte aérea está Bárbara Timo. Ela é peso médio (até 70kg) e tem uma luta duríssima contra a raçuda Maria Portela por um lugar no Rio 2016. Dois anos ao lado de Marcelo, a judoca acredita que namorar um atleta ajuda na escalada rumo ao sonho olímpico.
- Namorar um atleta ajuda. Além disso, somos da seleção. É uma vida muito dura, quase não paramos em casa. São dez dias em casa e 40 viajando. Quem não entende, não sabe que nos fins de semana as vezes não podemos comer muito, porque precisamos perder peso. E ele precisa. E quando tenho necessidade de treinar, ele coloca o quimono, me ajuda - explica Bárbara.
barbara timo e marcelo contini namorados judo (Foto: reprodução/Facebook)Contini ao lado de Bárbara Timo. Eles vão morar juntos após o Rio 2016 (Foto: reprodução/Facebook)

Contini, por outro lado, sabe que a intimidade também requer uma dose de paciência e sabedoria. Um motiva o outro nos treinos e nas competições, mas sabem o limite da cobrança e das palavras para que o companheirismo não se transforme em briga.
- Damos força um para o outro em todos os momentos. A gente se ajuda muito dentro e fora do tatame. Nos conhecemos. Quando ela me olha com uma certa cara, eu já sei que não é mais hora de falar. Nos conhecemos e ajudo ela no limite dela. Isso é recíproco. Ela me conhece muito bem também e sabe o limite - diz Contini.
Bárbara e Marcelo estarão juntos mais uma vez neste fim de semana. Os namorados disputam o Troféu Brasil Interclubes, em Taubaté, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário